Connect with us

Sem categoria

Campo Largo promove 32ª Feira da Louça, uma das principais referências do setor no País

Campo Largo, carinhosamente conhecida como a “Capital Nacional da Louça”, abriu recentemente as portas para a 32ª edição da emblemática Feira da Louça — evento que, entre os dias 4 e 14 de setembro, atrai visitantes, fortalece a economia local e eleva o setor cerâmico paranaense ao reconhecimento nacional.

Realizada no City Center Outlet Premium, a feira ocupa generosos 6 000 m² e reúne cerca de 70 expositores que vão desde renomadas indústrias de louças e utensílios domésticos até artesãos e prestadores de serviços, numa curadoria que celebra tanto tradição quanto inovação.

Com uma programação rica e diversa, o evento conta com aulas-show e palestras temáticas em parceria com o Sebrae/PR, realçando a produção local. Um dos grandes destaques foi a participação do celebrado chef francês Claude Troisgros, que conduziu uma apresentação gastronômica imperdível no dia 10 de setembro, às 18h, na cozinha montada em colaboração com o Senac PR.

Autoridades presentes reforçaram o papel da feira como alavanca para o desenvolvimento regional. O vice-governador Darci Piana enfatizou os fortes investimentos estaduais: “Campo Largo está recebendo mais de R$ 200 milhões do governo. Essa feira é fundamental para o município, o Paraná e o Brasil”, declarou. Por sua vez, Jefferson Abade, diretor-geral da Secretaria do Turismo (Setu), destacou que o evento está em processo de obtenção da declaração de interesse turístico, reforçando sua relevância no calendário estadual e promovendo o Paraná como destino consolidado.

Para o setor produtivo, o evento tem papel estratégico e de longa data. Fábio Germano, presidente do Sindilouça, afirmou que “há mais de três décadas, a feira valoriza nossa produção de louça e impulsiona o turismo regional”.

A Feira da Louça também celebra o melhor da Indicação Geográfica paranaense. Durante o evento, chefs prepararam iguarias que destacaram ingredientes locais como erva-mate de São Mateus do Sul, mel de  Ortigueira, cachaça de Morretes, broa de centeio de Curitiba, queijo de Guaraniaçu, goiabada de Carlópolis, poncã de Cerro Azul e vinho de Bituruna.

Em termos de produção, Campo Largo concentra cerca de 20 indústrias e responde por 75% da louça profissional utilizada em bares, hotéis e restaurantes do país. Para celebrar este legado, o prefeito Mauricio Rivabem anunciou que o município investirá R$ 2 milhões na construção de um portal simbólico, reforçando a identidade e tradição da cidade na área cerâmica.

Entre expositores, chefs e visitantes, a expectativa é audaciosa: ultrapassar a marca de 180 mil visitantes ao longo dos 11 dias do evento. E com entrada e estacionamento gratuitos, além do apoio de instituições como Sanepar, Prefeitura de Campo Largo, Sistema Fiep, Sistema Fecomércio-PR, Sebrae/PR e BRDE, a Feira consolida seu lugar de prestígio no mapa turístico do Brasil.

Continuar lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 18 =

Publicidade

Mais acessados