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Eventos

Governo do Paraná apresenta avanços no turismo a empresários de Foz do Iguaçu

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná, realizou nesta sexta-feira (14) uma reunião na Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), na região Oeste do Estado. O objetivo foi estreitar os laços entre poder público e iniciativa privada, além de apresentar os resultados alcançados pelo setor. O encontro contou com a presença de mais de 100 empresários e autoridades, incluindo o secretário estadual Márcio Nunes e Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Entre os destaques apresentados estavam os 18 eventos apoiados pelo Estado no último ano em Foz do Iguaçu, que receberam mais de R$ 3,7 milhões em investimentos por meio do programa Paraná + Eventos. Esse programa faz parte de um pacote de iniciativas aprovadas pela Assembleia Legislativa em novembro de 2023, que inclui também o Paraná + Infra e o Paraná + Viagem. Este último promove viagens gratuitas dentro do Estado, com foco no turismo inclusivo. Já foram realizadas 11 viagens do programa tendo Foz do Iguaçu como destino.

“É necessário manter esse contato direto com os empresários do setor, em especial os de Foz. Quem carrega o turismo é a iniciativa privada, por isso cabe ao poder público realizar esses encontros e mostrar os resultados que a nossa gestão tem conquistado no turismo. Dessa forma, colaboramos com o desenvolvimento do setor no Paraná e criamos uma relação de confiança com o empresariado”, afirmou o secretário Márcio Nunes.

Os resultados de promoção turística também foram apresentados, com destaque para os 16 eventos internacionais e os 55 nacionais realizados no último ano com o apoio do Governo do Paraná e da iniciativa privada. Também foram citadas as 47 capacitações e rodadas de negócios das quais o Setu e o Viaje Paraná participaram, mostrando o potencial turístico estadual. “Não é possível entender o turismo sem que haja colaboração com todos esses interlocutores que nos reunimos hoje. O trade é fundamental, principalmente aos planos que o Governo do Estado tem para o setor. Essa reunião foi importante, porque nela foi possível mostrar o quanto o setor vai evoluir continuamente no Paraná e, consequentemente, em Foz do Iguaçu”, disse Irapuan Cortes.

Outro dado relevante apresentado foi a chegada de mais de 912 mil turistas estrangeiros ao Paraná em 2024, número que coloca o Estado com o segundo maior crescimento nacional no setor. Isso gerou quase R$ 6 bilhões na economia local, consolidando o Paraná como o terceiro estado mais procurado por estrangeiros, sendo Foz do Iguaçu um dos principais pontos de entrada. Diogo Marcelo, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz (COMTUR), ressaltou a importância desses resultados para os empresários: “É muito interessante o formato de trabalho desenvolvido pelo Estado, porque dessa forma conseguimos entender e aplicar melhor as estratégias relacionadas ao turismo. Os números mostram, o crescimento do setor paranaense é gigantesco e Foz do Iguaçu é um destino referência e emblemático, que colabora com estes dados positivos. Reuniões como essa motivam a iniciativa privada, porque os empresários se interessaram muito nas ações que o Estado tem desenvolvido”, afirmou.

Além disso, foram destacadas as ações voltadas à realização de grandes convenções e capacitações turísticas. Ainda na sexta-feira (14), Foz do Iguaçu foi sede da Convenção da Abreu, com impacto em 150 colaboradores. Já no dia 16, a Visual/Rextur capacitarão 350 agentes de viagens na cidade. Em 2025, o Estado prevê receber 5,3 mil agentes do setor em 10 convenções. Apenas neste mês de março, três eventos em Foz do Iguaçu e Curitiba devem reunir cerca de 1,1 mil agentes. “Graças ao Estado, o ano de 2025 será de grandes convenções, com um número nunca antes visto de eventos deste tipo no Paraná. Os agentes de viagens que visitarem Foz do Iguaçu para as ações neste ano serão multiplicadores, porque vão vivenciar e sentir na pele o turismo do município, para depois vender esse destino em todo o Brasil”, declarou Jaime Mendes, presidente da Visit Iguassu.

Por fim, também foram discutidas estratégias para ampliação de voos para Foz do Iguaçu. O encontro, realizado com a CCR Aeroportos e outras instituições, alinhou propostas para incrementar o fluxo de passageiros nos dois principais aeroportos do Estado, localizados em Curitiba e Foz do Iguaçu.

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Curitiba

Ana Botafogo e elenco de 55 bailarinos apresentam o clássico ‘Giselle’ no Teatro Guaíra

Um dos balés mais aclamados da história, “Giselle” será encenado no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) nesta semana, nos dias 8 e 9 de abril (terça e quarta-feira), às 20h. A produção é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba e conta com a renomada bailarina Ana Botafogo ao lado de um elenco composto por 55 bailarinos. Além das apresentações noturnas, haverá uma apresentação especial para estudantes das escolas municipais na quarta-feira, dia 9 de abril, às 15h. Os ingressos estão disponíveis para compra no Disk Ingressos.

O espetáculo também terá como destaque Juliana Valadão e Cícero Gomes, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que interpretarão os papéis principais de Giselle e Albrecht. Pela primeira vez encenado em 1841, na França, “Giselle” é mundialmente reconhecido por combinar técnica apurada e grande carga emocional, com uma narrativa que aborda temas como amor, traição e redenção.

A trama gira em torno de Giselle, uma jovem camponesa que se apaixona pelo nobre Albrecht sem saber que ele já está comprometido. Quando descobre a verdade, Giselle sucumbe ao desespero e morre, passando a integrar o grupo de espíritos femininos conhecidos como Wilis, que buscam vingança contra homens infiéis. A obra possui coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot, com música original composta por Adolphe Adam.

Desde sua estreia na Ópera Nacional de Paris, “Giselle” alcançou enorme popularidade nos palcos da Europa, Rússia e Estados Unidos, destacando-se como uma das joias do repertório clássico do balé.

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Eventos

Espetáculo “Orfeu e Eurídice” do Balé Teatro Guaíra retorna aos palcos em maio com releitura contemporânea

Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo “Orfeu e Eurídice”, do Balé Teatro Guaíra (BTG), volta ao palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) nos dias 9, 10 e 11 de maio. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e no site Deu Balada.

Uma das mais conhecidas tragédias gregas, “Orfeu e Eurídice” narra a história do amor e da perda através do mito de Orfeu, filho de Apolo e da musa Calíope, reconhecido por seu talento musical com a lira. Na trama, Orfeu desce ao submundo para resgatar sua amada Eurídice, mas, ao desobedecer à única condição imposta pelos deuses, a perde para sempre, condenando-a a permanecer no mundo dos mortos.

Nesta montagem, o espetáculo ganha uma releitura que incorpora a estética das danças urbanas, com uma trilha sonora executada ao vivo. Criado por Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do BTG, e pelo coreógrafo convidado Eládio Prados, o espetáculo estabelece um diálogo entre a lenda grega e a contemporaneidade, oferecendo um olhar inovador sobre o clássico mito. Durante meses, os bailarinos foram conduzidos por um processo criativo que explorou a fusão entre a dança contemporânea e as danças urbanas, resultando em uma apresentação inédita. “É uma tragédia, uma grande história de amor que traz reflexões tanto para o indivíduo quanto para o coletivo contemporâneo”, explica Bongiovanni.

A trilha sonora, assinada por Ed Cortes, une bases eletrônicas à execução ao vivo de músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que utilizam instrumentos como harpa, viola, cello, guitarra elétrica, bateria, percussão e saxofones. A direção de arte tem a assinatura de Renato Theobaldo (cenografia), Cássio Brasil (figurinos) e Lucas Amado (iluminação), com um ambiente cênico no qual forma, cor e luz dialogam com a dança para amplificar a emoção do espetáculo.

A produção ainda conta com consultoria artística do CircoCan, representado por Pedro Mello, que incorpora elementos aéreos às coreografias, elevando a performance a novos patamares.

Serviço:

Orfeu e Eurídice

Datas: 9 e 10 de maio (sexta e sábado), às 20h30; 11 de maio (domingo), às 18h

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Ingressos: à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e no site Deu Balada

Tempo de duração do espetáculo: 1h30

Classificação: Livre

Preço dos ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Lugares livres.

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Eventos

Evento reúne 486 agentes de viagens no Paraná para promover destinos turísticos do estado

O Viaje Paraná apresentou diversos destinos paranaenses além da Capital, como Foz do Iguaçu, Litoral e Campos Gerais. Os participantes conheceram o Museu Oscar Niemeyer, a festa de Carnaval curitibana Zombie Walk, a rica gastronomia, a rede hoteleira da cidade e passeios como a descida pela Serra do Mar por trem, com direito a um passeio pelo Litoral.

A Convenção da Schultz proporcionou uma experiência única a 486 agentes de viagens de 145 cidades brasileiras. O evento, que começou na sexta-feira (28) e terminou nesta segunda-feira (31), teve apoio do Viaje Paraná, órgão de promoção do setor vinculado à Secretaria Estadual do Turismo. Esta foi a primeira vez que o Paraná sediou eventos como este – a reunião integra uma das 10 Convenções e capacitações no estado previstas para este ano, com a participação de mais de 5,3 mil agentes e profissionais do setor.

“É uma ação importante onde os profissionais que fazem o trabalho final, de venda dos produtos e destinos, se reúnem e conhecem os atrativos in loco. Nada melhor que conhecer de perto o que nós temos a oferecer”, destacou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Durante a programação dos agentes em Curitiba, o Viaje Paraná apresentou diversos atrativos turísticos do Paraná, além de pontos conhecidos na capital, como o Museu Oscar Niemeyer e a festa Zombie Walk. Em quatro dias, os participantes também exploraram a gastronomia local, a rede hoteleira e passeios como a descida pela Serra do Mar por trem, finalizando no Litoral.

“Os agentes saem daqui conscientes de que o Paraná tem muitos atrativos, inclusive Curitiba, e queremos muito vender passeios no estado. A Secretaria do Turismo está fazendo um trabalho exemplar para o setor”, afirmou o presidente das empresas Schultz, Aroldo Schultz.

Uma das atividades que mais chamou a atenção dos participantes foi a rodada de negócios no restaurante Madalosso, realizada na segunda-feira (31). Gerusa Pastuch, representante comercial da Europa Mundo, ressaltou a qualidade do evento. “Eu, como curitibana, me sinto orgulhosa de receber agentes de tantas regiões do Brasil. Foi uma Convenção que teve seu grande momento de negócios e palestras e para os agentes conhecerem passeios únicos, como o trem que vai para Morretes e o Museu Oscar Niemeyer, por exemplo”, disse ela.

Maria Cristina Maroti, colaboradora da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, destacou os benefícios gerados pela rodada de negócios. “A gente tem o contato direto com os agentes de viagens com o mesmo objetivo de unir as forças para promover o turismo tanto no Paraná quanto na Bahia. Queremos estreitar os laços com o Paraná para que possamos fazer esse intercâmbio de turistas”, declarou.

Para os empreendedores do turismo, como redes hoteleiras e a gastronomia, a presença dos agentes de viagens fortalece ainda mais a imagem do Paraná como polo turístico. Segundo Karin Oliveira, representante do Hotel Nacional Inn, a Convenção se tornou uma oportunidade de negócios. “Curitiba tem oito hotéis da rede de cinco marcas diferentes. No Brasil todo, a marca está em 33 cidades com 84 hotéis. Estamos vendo o crescimento do turismo no estado de forma bastante positiva”, afirmou.

A Convenção foi iniciada no Museu Oscar Niemeyer e teve seu encerramento no Hard Rock Café. “Receber esses agentes foi importante para mostrar que o nosso espaço é uma parada obrigatória para o turista que visita Curitiba. Aqui eles curtiram uma boa música e a gastronomia única que o Hard Rock Café proporciona”, disse Laura Martins, representante do estabelecimento.

Ana Carolina Gurgel, representante comercial do restaurante Madalosso, que também recebeu os agentes, destacou a relevância da presença deles. “Divulgar o nosso restaurante e também o nosso polo gastronômico como espaço turístico traz enormes benefícios e é muito importante para a movimentação econômica da região. Vimos no olho de cada operador de turismo um brilho de conhecer o que temos a oferecer”, comentou.

Neste mês de março, o Paraná também marcou presença em outras Convenções e capacitações do setor de turismo. Entre os eventos realizados fora do estado, destacam-se o Fórum Panrotas em São Paulo (11 e 12), a capacitação EHTL em São Paulo (13, 20 e 25), o Clube Amigos CVC, também em São Paulo (20), e a capacitação da EHTL no Rio de Janeiro (18). Em Minas Gerais, o estado participou do Meeting Corporativo & Lazer (22).

No Paraná, além da Convenção da Schultz, foram realizados outros eventos significativos neste mês, como a Convenção da Abreu em Foz do Iguaçu (14 a 16), a Convenção Visual Rextur, também em Foz do Iguaçu (16 a 19), e a capacitação Clube Amigos CVC em Curitiba (27).

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